TÉCNICA VOCAL


Técnica vocal, aplicação da técnica vocal ao repertório e interpretação.

Os cantores líricos, onde quer que estejam na evolução de suas carreiras, precisam de um ouvido externo que controle a evolução e a saúde de seus instrumentos.
A cadência das representações e ensaios, o cansaço, as viagens e as diferenças de horário são fatores que podem perturbar, primeiramente, de forma imperceptível e depois de modo mais prejudicial, um instrumento que parecia saudável no início. Isso pode ser ainda mais verdadeiro para um jovem cantor que não tem experiência e a pressão da profissão o torna mais sensível ao estresse.

A energia, a precipitação e a tonicidade da juventude podem mascarar defeitos técnicos que devem ser descobertos rapidamente antes que se instalem e venham perturbar os meios de expressão.

Quantas vezes vi jovens artistas forçarem seu instrumento para responder às necessidades de um repertório bem acima de suas possibilidades ou para realizar uma intenção musical formidável, mas distante de suas possibilidades técnicas.

Claro que a técnica vocal não é um fim em si. É uma caixa de ferramentas, que deve ser usada todos os dias, a serviço da música e de sua interpretação. E para tirar o maior proveito possível é preciso conhecê-la perfeitamente.

Um cantor lírico profissional pode ser comparado a um atleta de alto nível. Ele é um atleta da voz. Para cantar é necessário ter excelentes condições física e respiratória assim como uma grande capacidade de resistência.

É indispensável estabelecer desde o início da aprendizagem do canto uma técnica vocal saudável. Muitos cantores fazem aulas de interpretação antes de seus instrumentos poderem responder às exigências dos compositores. As mais lindas ideias musicais são irrealizáveis sem uma técnica perfeita.

Durante as masterclasses, não tenho a intenção de impor aos jovens artistas uma técnica particular. Não quero formatá-los. Ao respeitar suas habilidades, continuo a estimular os cantores propondo métodos de trabalho que os torne mais capazes de atender às exigências da interpretação.

Trata-se, ao garantir que o repertório seja bem escolhido, de ajudá-los a preservar a qualidade dos seus instrumentos, guiá-los em seu desenvolvimento.
Seja qual for o repertório abordado, todos os aspectos da técnica vocal devem ser levados em conta:

– A postura
– A gestão do fôlego e o apoio
– A junção saudável das cordas vocais
– O lugar do palato mole
– A formação e a homogeneidade das vogais
– A dissociação língua/maxilar
– A formação das consoantes
_ E claro, a aplicação da técnica ao repertório e à interpretação.